O Centro de Massa e os Jogadores de Futebol

Quando os jogadores de futebol saltam para cabecear uma bola exercem uma força sobre o chão, cujo par ação-reação os vai fazer subir, ou seja "saltar". A partir do momento em que o jogador deixa de estar em contacto com o chão, a aceleração do seu corpo é constante ao longo de todo o salto e igual à aceleração gravítica à superfície da Terra (ignorando a resistência do ar). Desta forma, o jogador parte do chão, e o movimento do seu centro de massa é uniformemente retardado até que chega a uma altura  máxima, onde a velocidade do centro de massa é nula, e depois desce com movimento do centro de massa uniformemente acelerado.

       S - Módulo da força do salto          
P - Módulo do peso                        


No entanto, quando os jogadores chegam à altura máxima do seu salto, sobem as pernas, de forma a alterar a posição do seu centro de massa, que por consequência vai passar a situar-se numa posição mais cimeira do corpo do atleta. Desta forma, a subida gradual do centro de massa do corpo vai contrariar a sua descida que acontece devido à ação do peso do atleta. Desta forma, este movimento das pernas vai prolongar o salto do atleta, dando-nos a ilusão de que este fica momentaneamente parado no ar como se flutuasse.

foto by: http://showdebola.pt/que-poder-de-impulsao-cr7-marca-golaco-de-cabeca-ao-manchester-united/

Na realidade é tudo explicado por princípios físicos e pela posição do centro de massa!!!

Link, notícia sobre o salto do Cristiano Ronaldo: https://observador.pt/2016/07/08/cristiano-ronaldo-ele-salta-mais-alto-desde-2004-e-a-ciencia-explica-porque/

Comentários