Prensa hidráulica


De acordo com a Lei de Pascal, uma variação de pressão num dos pontos de um fluido repouso transmite-se a todos os pontos do fluido e às paredes que o contêm.

A prensa hidráulica, é um sistema de vasos comunicantes: dois recipientes cilíndricos, de diâmetros diferentes e que comunicam entre si, são preenchidos por um líquido viscoso (normalmente óleo) e tapados por êmbolos.
Se for aplicada uma força de intensidade F1 no êmbolo menor, de área A1, de uma prensa hidráulica, esta força será transmitida ao fluido, fazendo surgir neste o acréscimo de pressão, esse acréscimo de pressão será transmitido a todos os pontos do fluido e das paredes, incluindo o êmbolo maior, A2. Este ficará sujeito a uma força adicional de intensidade F2 capaz de o pôr em movimento, de acordo com a expressão:
Os elevadores hidráulicos de automóveis das oficinas têm uma prensa hidráulica: exerce-se uma pequena força no êmbolo menor e o fluido exerce uma força muito superior no êmbolo maior, capaz de o pôr em movimento

Fonte: Maciel, Noémia et all. (2017). Eu e a Física 12. 1ª Edição, Porto Editora. Porto.



Filósofo, físico, especialista em geometria, matemático, teólogo; inventor da primeira calculadora.
Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/cientista-e-religioso-blaise-pascal-nasceu-na-franca-ha-390-anos,eeabb91d2fb5f310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html







Comentários