Neste
segundo caso iremos partir da experiência com o objetivo de chegar a teoria
visto que se reificaram algumas incoerências entre a teoria e factos já
estudadas por cientistas e o experimental.
Verifica-se então o movimento do conjunto pilha-íman
no interior das espiras. Tendo o conhecimento de que a pilha e os magnetes são condutores
tal como o material que é constituído a espira. Verificou-se que os conjuntos
pilhas-ímanes formam um campo magnético com quatro polos (figura 2). Conclui-se
então que a hipótese de que haveria uma forma magnética mais intensa num lado
que “puxasse” o comboio é automaticamente refutada pela observação do campo
magnético na figura e pelo facto de que uma vez fora da “bobine” o conjunto pilhas-ímanes
não se movimenta.
Conclui-se que o movimento deverá ser criado pela
combinação do campo magnético da eletricidade e da bobine e interage com o
campo elétrico e magnético pelo que como todos os intervenientes são condutores
há passagem da corrente elétrica associado ao campo magnético.
A hipótese para este projeto é a seguinte: Será
que o a pilha move-se na direção dos eletrões na corrente elétrica?
O que justificaria o movimento pois os eletrões e
o seu movimento “empurram” o conjunto
para a frente visto que o campo magnético sozinha não é responsável por este
movimento. Para saber o movimento dos eletrões poderíamos por exemplo.
Resultados Obtidos:
Para provar que: Será
que o a pilha move-se na direção dos eletrões na corrente elétrica?
Utilizou-se
uma ventoinha ligada ao conjunto pilha-íman por condutores e verificou-se que consoante
se mudava os polos do íman em contacto com o condutor mudava-se também o sentido
de rotação da ventoinha. Com isto em mente alterou-se os polos do íman, mas
este não alterou o sentido da corrente. Depois alterou-se o os polos na pilha e
verificou-se que ocasionalmente o sentido da corrente mudava. No entanto não se
conseguiu nenhum padrão que relacionasse o sentido do movimento com o sentido dos
eletrões na corrente. Mesmo que a hipótese em causa tenha sido refutada foi possível
concluir-se outras partes do funcionamento desta estrutura como por exemplo:
O facto da pilha ser feito dum ferro
niquelado (o níquel é uma substância com propriedades magnéticas) influencia o campo
magnético criado pelos magnetes formando-se esses quatro polos. Esta conclusão foi
feita aproximando o uma pilha duma bussola e verificou-se a interferência entre
estes (este efeito não seja forte o suficiente para atrair pequenos corpos do género
de limalha de ferro).
Neste movimento intervém a eletricidade
visto que sem a fonte, sem a pilha com diferença de potencial isto não é possível.
Aliás com pilhas com maior diferença de potencial a velocidade do conjunto
pilha-íman é maior.
Trata-se
de um circuito fechado que começa imediatamente antes da pilha-íman e acaba
imediatamente depois e mesmo sem estar diretamente dentro da espira desde que o
conjunto pilha-íman esteja em contacto com a espira há tendência para o
movimento.
Comentários
Enviar um comentário