Cientistas que permitiram este projeto


Um campo magnético pode ser criado por magnetes, mas também pode ser criado por correntes elétricas. Hans Chistian Oersted chegou a esta conclusão após realizar as suas investigações que desenvolveu depois de ter observado que a agulha magnética de uma bússola oscilava quando havia trovoada.
Quatro outros físicos que permitiram grandes evoluções científicas no campo da eletricidade e do magnetismo são: Charles Augustin Coulomb, Joseph Thomson, Michael Faraday e James Clerk Maxwell.
No estudo da eletricidade, Charles Augustin Coulomb levou a cabo investigações que resultaram na evolução do estudo das propriedades elétricas dos condutores, tendo também determinado experimentalmente a lei que explica como dois corpos igualmente eletrificados interagem um com o outro (“Conclui-se, portanto, com estes três testes, que a força repulsiva que as duas bolas que foram eletrificadas com o mesmo tipo de eletricidade exercem uma sobre a outra, segue a proporção inversa do quadrado da distância a que estas se encontram”, conclui Coulomb).
A descoberta do eletrão sucedeu no ano de 1897 pelo físico Joseph John Thomson.
Michael Faradey propôs a hipótese inversa a Hans Chistian Oersted, onde campos magnéticos poderiam gerar correntes elétricas, acabando por confirma-la experimentalmente em 1821.
A noção de ondas eletromagnéticas foi o culminar da compreensão progressiva de fenómenos elétricos e magnéticos, estabelecendo James Clerk Maxwell, quatro equações que permitiram descrever todos os fenómenos relacionados ao eletromagnetismo.

Comentários